Mesmo com o avanço da tecnologia e das impressoras digitais, o Silk Screen continua firme e forte. E, inclusive, possui grande força em alguns nichos do mercado de camisetas.
O Silk Screen, também conhecido como serigrafia ou impressão a tela, é uma técnica de estamparia em que a impressão é feita com tinta à base de estêncil. Essa tinta penetra na tela e vaza, por meio de um puxador, estampando o tecido.
Atualmente, essas telas são feitas em poliéster ou nylon. Porém, na época em que a técnica foi desenvolvida, era feita em telas de seda e por isso leva o nome de serigrafia – do latim sericum (seda) e do grego graphia (escrever, gravar ou desenhar).
Interessante, né? A Dimona também é cultura! rs
Todo o processo do Silk Screen, você confere abaixo!

Como funciona o processo da técnica Silk Screen
Uma tela, também conhecida como matriz serigráfica, é previamente preparada com o desenho para estampar. Se o desenho tiver várias cores, é preparado uma tela para cada cor.
Por exemplo, na camisa abaixo, só há uma cor, o azul. Portanto, só uma tela é necessária.


Porém, nessa outra imagem abaixo, a estampa tem duas cores: vermelho e branco. Nesse caso, é preciso preparar duas telas, uma para cada cor.

Depois que as telas estão prontas, elas são colocadas na camisa e uma tinta é passada com um rodo ou puxador. Com um movimento de espalhar a tinta com pressão pela tela , a tinta vaza pela tela e vai estampando a superfície da malha.
Após isso, a estampa é direcionada para o processo de secagem, que é feito de forma bem ágil, através de berços térmicos.
O preparo da tela é o seguinte: o desenho é gravado na matriz por meio do processo da fotossensibilidade, onde é preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito e, posteriormente, sobre uma mesa de luz.
Os pontos que ficam escuros no fotolito são os espaços que vão ficar vazados na tela para a passagem da tinta e estampar a camisa. Já os pontos claros (onde a luz consegue passar pelo fotolito) são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotosensível que foi exposta à luz.
Vantagens da técnica de Silk Screen
A Serigrafia é uma das técnicas mais resistentes no universo da estamparia. Ela possui baixo custo em equipamentos, fácil de manusear, funciona muito bem em tecidos escuros e as telas podem ser reaproveitadas.
Desvantagens da técnica de Silk Screen
Não é um método muito indicada para impressões com muitas cores, por necessitar de uma tela para cada cor. É mais adequado apenas para pedidos em grandes quantidades, para compensar os gastos com as telas.
Impressão Silk screen manual e Carrossel
O silk screen é uma técnica secular e que começou de forma manual. Ou seja, todo o processo de impressão era feito de forma artesanal, com pessoas “passando o rodo” pelas telas. Com uma ótima qualidade de estampa, preço baixo e durabilidade, o silk screen é uma ótima opção para estampar pedidos acima de trinta peças.
Apesar desse processo manual ainda existir, com o avanço da tecnologia outro tipo de processo foi criado: o Silk Carrossel. Essa técnica é automatizada por uma máquina que vai fazer todo o processo de passar a tinta pela técnica para estampar a camisa.
Por ser feita por uma máquina, essa técnica alcança mais precisão que a manual. Sua utilização é indicada para encomendas de no mínimo 200 peças por estampa e assim como o Silk Screen, é necessária a revelação de telas (uma para cada cor).
Confira mais sobre essa técnica aqui.
Faça a sua estampa na Dimona com técnica de Silk Screen
Na Dimona, você encontra diversas técnicas de estamparia. Dentre elas o Silk Screen manual e também o carrossel. Essas técnicas já foram usadas para estampar diversas camisas oficiais na nossa fábrica, como a Copa América de 2019, a Linha Time Brasil e Jornada Mundial da Juventude, por exemplo.
Confira e estampe na Dimona: https://camisadimona.com.br/