Como começar um negócio de produtos personalizados

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

O universo de produtos personalizados está cada vez mais ganhando mercado, principalmente quando se trata de e-commerce. Muitos consumidores buscam peças que trazem alguma informação sobre quem eles são e quais são seus gostos, de forma a mostrarem sua autenticidade. 

E há uma infinidade de assuntos diferentes que podem ser abordados e com nichos bem segmentados. Espaço e conteúdos têm de sobra quando se trata desse tipo de negócio e quanto mais diferenciado, mais chances têm de alcançar clientes em potencial.

Se você deseja começar um negócio de produtos personalizados, não sabe por onde começar e quer dicas, confira abaixo tudo o que você precisa saber!

O que você precisa saber antes de começar um negócio de produtos personalizados

Crie um plano de negócio

Para que você não se perca no processo, é preciso direcionar alguns pontos que são a base do seu negócio. Para isso, responda às seguintes perguntas:

  • Qual é o segmento do seu negócio?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • Quem serão seus fornecedores?
  • Quais os documentos necessários para você abrir seu negócio?
  • Quais são as plataformas on-line ideais para o seu objetivo?
  • Quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo?

Para responder essas perguntas, é preciso fazer uma pesquisa de mercado. Tire um tempo para analisar o seu segmento, como o seu público-alvo age, quais são as lacunas que seus concorrentes não preenchem, o que tem faltado nesse mercado… 

Dessa forma, fica mais claro para você definir o rumo do seu negócio e conhecer mais sobre o segmento que quer entrar.

Defina os produtos personalizados que deseja vender

Na hora que estiver fazendo o seu plano de negócios, perceba também quais são os tipos de produtos em alta para colocar no seu catálogo. Algumas produtos personalizados que você pode oferecer são:

Camisetas personalizadas

Camisetas são itens básicos para se ter em um guarda-roupa e nunca saem de moda. É provável que, independente do segmento que você escolher, camisetas personalizadas são peças que devem estar no seu catálogo.

Na Dimona, você encontra diversos tipos de tecidos e cortes para personalizar como cropped, gola V, estonada, polo etc. Além de encontrar camisetas infantis e bodies para bebês.

Caneca personalizada

Canecas são indispensáveis para muitas pessoas e servem tanto para beber cafés, chás ou água, quanto para decorar ambientes. Por ser um produto bem útil, é uma opção para acrescentar no catálogo de produtos do seu negócio.

Você pode acrescentar tanto canecas de porcelana normais, como as canecas mágicas – que mostram a estampa só quando um líquido quente é colocado nela.

Boné personalizado

Além de proteger o rosto do sol, os bonés fazem parte do estilo de muitas pessoas pessoas. Muitas delas até fazem coleção de bonés! Nesse mercado, há bastante possibilidades, seja para abrir um negócio focado em bonés personalizados, seja para incluir no seu negócio.

São vários modelos diferentes de bonés como brim, tactel, com tela e lisos, por exemplo.

Avental personalizado

Seja para quem trabalha com gastronomia ou aqueles que adoram fazer experiências na cozinha, um avental sempre é necessário para não sujar a roupa. Para quem tem ou quer abrir um negócio focado nesse público ou incluir produtos diferentes, um avental personalizado é um grande diferencial.

Moletom personalizado

Por mais que um moletom personalizado seja um produto sazonal e não tenha tanta demanda fora do inverno, é um ótimo produto para aproveitar as vendas em épocas de frio.

Camiseta personalizada para cachorros

O mercado pet tem crescido bastante nos últimos anos no e-commerce. Inserir um produto diferenciado como camiseta personalizada para cachorros, que converse com o segmento que você escolheu pode ser uma ótima ideia. Afinal, que dono de cachorro não iria adorar deixar seu bichinho estiloso?

Ecobag personalizada

Ecobags estão na moda e estão compondo cada vez mais o look das pessoas no dia a dia. Além de serem reutilizáveis, são ótimas opções por serem bem resistentes. Inserir ecobags personalizadas com os assuntos do segmento do seu negócio é uma ótima aposta.

Saiba criar estampas

Uma das questões para se trabalhar com produtos personalizados é que não se pode pegar qualquer imagem para estampar e vender. É preciso se atentar ao Direito Autoral do desenho. Portanto, lembre-se que suas estampas devem ser feitas por você ou por alguém que você contratou para criar. Evite a dor de cabeça futura com processos.

Para criar suas estampas, você pode se inspirar em artes que goste e converse com o seu público. Mas sem cópias, ok?! Você pode criar as artes em programas como Photoshop, CorelDraw, Illutrator ou aplicativos como Canva ou Desygner. Para saber mais, confira nosso artigo sobre esses aplicativos aqui.

Use as redes sociais ao seu favor

Uma das melhores maneiras de atrair seu público-alvo é usar as redes sociais para criar conteúdos de interesse do seu segmento. Evite postar apenas imagens de produtos e falar só sobre os produtos. Crie conteúdos relevantes como dicas, novidades, curiosidades etc. 

Em todo nicho há assuntos interessantes que podem ser explorados para criar conexão com seu público. Dessa forma, seus clientes em potencial se identificam muito mais com o seu negócio e não sentem que estão comprando de qualquer um, mas de alguém que sabe muito sobre o universo de interesse deles. Assim, além de poder ser conhecido como uma marca de referência no seu segmento, tem potencial de ter fãs do seu negócio.

Venda produtos personalizados sem estoque

O dropshipping e o print on demand são modelos de negócio que estão ganhando cada vez mais força no Brasil e no mundo. Em busca de alternativas mais sustentáveis, esses modelos de negócio já são a realidade e até mesmo marcas que trabalham com estoque estão começando a repensar suas dinâmicas.

Um dos grandes pontos positivos desses negócios é que você não precisa se preocupar com estoque e nem em produzir seus produtos. Além disso, o produto só é feito depois que o cliente fez o pedido. 

É possível integrar a sua marca diretamente com a fábrica da Dimona, por exemplo, e ter toda estrutura fabril à sua disposição sem pagar milhões por isso. Alguns benefícios:

Mas não é só isso…

Quem está começando pode criar uma loja on-line rapidamente pela Montink e ter todo o suporte necessário com o cliente.

A Montink é uma plataforma brasileira fundada por Ramiro Neto e que tem possibilitado que diversas marcas de produtos personalizados sejam criadas com um suporte totalmente diferenciado e descomplicado desde 2014.

A plataforma está integrada com a solução Dropsimples da Dimona, que cuida da produção e da logística de entrega das camisetas e acessórios vendidos nas lojas virtuais.

Se você está iniciando seu negócio de camisas personalizadas ou está pensando em investir nesse ramo, a Montink é a plataforma ideal para você. Com a Montink, você pode criar sua loja virtual de forma prática, sem se preocupar em ter um CNPJ, captar pedidos, emitir nota fiscal…

Você só paga uma mensalidade e tem hospedagem e manutenção da sua loja on-line, além de um suporte para seus clientes. Ou seja, é a Montink que vai resolver aqueles problemas do seu consumidor, como a troca e devolução de produtos, por exemplo.

Assim, qualquer pessoa consegue ter um e-commerce de produtos personalizados e feitos sob demanda de uma forma simples. Em menos de 10 minutos, você consegue montar sua loja virtual e começar a vender seus produtos personalizados. Depois, é só criar suas estampas e divulgá-las.

Camisa Dimona e Malhas LTDA | CNPJ 13.570.097/0001-10
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