Essa é uma das perguntas que mais intriga os profissionais na hora de criar camisetas para o seu time e adotar uma identidade na empresa. É necessário fazer um estudo das cores porque cada uma tem um significado que pode influenciar na sua imagem diante do público e do mercado.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Kissmetrics, a cor aumenta o reconhecimento da sua marca pelos consumidores em 80%. Por isso, não há dúvidas da sua importância na identidade de uma empresa e na identificação do seu público. Mas nem todas as cores podem surtir o efeito que você espera e, antes de escolher uma para as suas camisetas, é essencial saber qual delas é a mais indicada.
Antes de escolher as camisetas para sua empresa, confira a seguir o significado de algumas cores e veja como encontrar a melhor para as camisetas da sua empresa:
Amarelo
O amarelo irradia luz, brilho, remete à nobreza, à criatividade, ao sol e ao ouro. No entanto, ao optar por essa cor você deve ter um cuidado especial, pois quando ela é utilizada em tons mais pastéis pode ficar bem apagada à distância — e se for forte demais, pode incomodar os olhos.
Azul claro ou ciano
É possível destacar vários conceitos que essas cores transmitem, como, por exemplo, fé, sinceridade, lealdade, elegância e repouso. O azul, que também é capaz de acalmar o organismo, destaca o conteúdo que você pretende anunciar para os seus consumidores.
Laranja
Essa cor é ideal para o empresário que deseja estimular o consumo, o apetite, a tentação e o bom humor dos seus consumidores, pois ela é capaz de suscitar todas essas sensações.
Verde
O ponto positivo para quem opta pela cor verde é que ela simboliza a natureza, a fertilidade, o crescimento e a pureza, além disso, ela ajuda na concentração. Porém, seu ponto negativo é que ela não tem muito poder de persuasão.
Vermelho
A cor vermelha promove uma sensação de dinamismo, vitalidade, estimula a energia e incentiva o consumidor a tomar atitudes. Ela é ideal para empresas que vendem comida e bebida, ou que trabalham com conceitos de agilidade e movimento.
Uma boa pesquisa é fundamental
Apesar de conhecer o significado das cores, antes de escolher aquela que será a identidade da sua marca, é necessário que você avalie e conheça vários fatores do seu negócio, dentre eles os valores da sua empresa, o público-alvo, o perfil do consumidor, entre outros.
O que pouca gente sabe é que a combinação entre as cores quentes (vermelho, amarelo, laranja), frias (azul, verde, roxo) e neutras (branco, preto) tem o poder de transmitir mensagens subliminares tanto para homens como para mulheres.
Algumas combinações podem passar a ideia de tristeza, alegria, depressão, gula, satisfação, etc. Por isso é importante tomar cuidado e estudar bem antes de misturá-las. Quando são bem utilizadas nas estratégias das empresas, essas cores se tornam parte essencial da marca, como é o caso das marcas Coca-Cola, McDonald’s e Nintendo, que criam com sua identidade uma ideia de desejo e excitação, ou a Subway e Nikon, que conseguem passar sensações de otimismo e claridade.
Então, já está pensando em qual cor escolher para a camiseta da sua empresa? Sua marca já tem uma identidade firmada?