PROJETO “UNIDOS PELO DISTANCIAMENTO” VESTE A CAMISA DA SOLIDARIEDADE E UNE BLOCOS DE RUA

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Contrariando o mestre Jorge Ben Jor, infelizmente não haverá carnaval em fevereiro – e nem em julho. Agora é hora de cuidar da saúde. Mas e aquela vontade de bloco que não passa? 

Bom, vamos ter que segurar a onda… 

E, enquanto a vacina não chega para todo mundo, por que não unir quem faz a alegria durante a folia, ao bem estar e saúde de todos? Assim surgiu o movimento “Unidos pelo Distanciamento”, uma iniciativa da Dimona, que reúne 17 blocos de rua, para dar aquela força a quem agita a cidade durante os dias mais agitados do Rio de Janeiro.

O movimento Unidos pelo Distanciamento tem, em primeiro lugar, o objetivo de mostrar a responsabilidade dos atores do carnaval. Afinal, essa grande festa ficou para 2022, mas é necessário enfatizar ao máximo a importância de ninguém se aglomerar. Além disso, muitos trabalhadores que dependem desse evento ficaram sem emprego esse ano e é necessário que pessoas e empresas ajudem nesse momento delicado.

“Nossa intenção com esse movimento é ajudar a amplificar a necessidade de respeitar o distanciamento durante o carnaval. Os blocos são uma voz importante para amplificar essa mensagem. Eles que sempre provocam aglomerações com contágios de alegria, agora mostram sua sensibilidade com o momento, buscando conscientização de todos que amam o carnaval, além disso as peças vendidas ajudarão aos blocos já que o lucros são integralmente destinados a eles.”, explica Leo Zonenschein, diretor de marketing da Dimona.

A camiseta já está disponível para compra  e todo o lucro será revertido para o bloco que o comprador escolher. 

DIMONA VESTINDO OS FOLIÕES HÁ ANOS

A Dimona é uma marca que há anos veste os foliões durante o Carnaval, seja colocando as ideias de fantasia nas estampas das camisas, seja fazendo as camisetas de diversos blocos de rua…

E não poderíamos deixar de estar presente em um momento tão importante como esse em que, mesmo não havendo Carnaval na rua, precisamos mostrar de alguma forma que estamos unidos com todos aqueles que dependem dessa festa gigante.

Mas, lógico, com responsabilidade e de forma que todo mundo tenha saúde para podermos nos aglomerar quando tudo isso passar.

No ano passado, a Dimona faz parte dos principais blocos do carnaval do Rio, como por exemplo o Bola Preta e Sargento Pimenta – que aliás, completou 10 anos em 2020. Além dos tradicionais blocos de rua a Dimona também esteve presente na confecção dos abadás de camarotes na Sapucaí como o Camarote Alegria e o Camarote Portela.

Lançamento da camisa Unidos pelo Distanciamento

Todos almejam a volta da alegria, mas pandemia e folia podem até rimar em uma marchinha, mas não se misturam na vida real…

E foi pensando em alternativas para unir e ajudar quem movimenta a economia e faz a felicidade nas ruas do Rio durante o Carnaval que a ideia do Unidos pelo Distanciamento surgiu.

A Dimona buscou o que tinha em mãos e o que sabe fazer de melhor: camisetas.

“Vestir a camisa” sempre foi uma expressão com significado de pertencimento, compromisso e cooperação. Portanto, juntamos importantes blocos de rua para vestir a mesma camisa.

Na terça-feira (26), no casarão mágico do bar Rio Scenarium, na Lapa, aconteceu o evento de lançamento oficial da camiseta Unidos pelo Distanciamento. A ocasião contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do subprefeito do Centro, Leonardo Pavão, representantes dos blocos participantes do projeto, integrantes das ligas e dos centros comerciais do Saara e da Lapa.

Eduardo Paes recebeu uma camiseta da campanha e enfatizou o quanto a ação é importante para o momento.

“Essa iniciativa é fundamental para criar o processo de consciência. Tenho chamado atenção de que é impossível, sem consciência coletiva, enfrentar o problema. Em uma cidade com mais de 7 milhões de pessoas, por mais que tenhamos fiscais na rua, é impossível cobrar a atitude de cada cidadão.”, afirmou Paes.

O prefeito também assinou um termo de compromisso com o carnaval, feito pelos blocos, para que, juntos, possam construir um Carnaval 2022 gigante e memorável.

“Precisamos que, em 2022, a gente dê um show de alegria, abraços e organização. É importante essa mobilização para fazer um carnaval histórico nessa cidade. Contem com a minha solidariedade e o meu amor a essa festa e ao Rio.”, garantiu.

O Carnaval é muito mais que uma festa. É um ecossistema que move o comércio, move os serviços, move a cidade…

Com o lançamento da camiseta, um comprometimento entre blocos e prefeitura para fazer o maior carnaval do Rio em 2022 nasceu. 

Mas não só isso…

Uma vez que o carnaval é um ecossistema que gera empregos, renda, impostos e alegria, a cidade toda sai ganhando nessa época. Diversas empresas se beneficiam desse momento em que a economia gira a todo vapor e é preciso pensar em como cada uma pode ajudar com o que faz de melhor.

“Este é o momento de as empresas apoiarem o Carnaval para fortalecer o futuro da festa. São os blocos que sempre provocam aglomerações com contágios de alegria, e agora mostram sua sensibilidade com o momento, buscando conscientização de todos que amam o Carnaval”, diz Leo Zonenschein.

Como vai funcionar?

Os blocos participantes têm uma missão: botar “o bloco na rua” e fazer barulho na divulgação do projeto. 

Ao finalizar a compra, o folião terá a opção de escolher qual o bloco que ele deseja que o lucro seja direcionado.

O preço de cada camisa será de R$ 55,00. 

O custo de cada uma é o seguinte:

  •  Custo Camisa: R$20,38
  • Impostos: R$9,90
  • Tx cartso + anti fraude: R$2,48 
  • 5% custo de logística reversa para trocas: R$2,75

Totalizando o valor de R$35,48.  

Portanto, o lucro por bloco será de R$19,52.

Arte exclusiva da camiseta feita pelo ilustrador Rodrigo Habib

Os blocos participantes do Unidos pelo Distanciamento

Ao todo, são 17 blocos importantes do Rio de Janiero que se reuniram nesse projeto. Dentre eles:

  • Exagerado
  • Tudo ou Nada
  •  Butano na Bureta
  • Cordão da Bola Preta
  • Cordão do Boitatá
  • Balanço Zona Sul
  • Toca Rauuul
  • Sargento Pimenta
  • Pede Passagem
  • Orquestra Voadora
  • Monobloco
  • Me Esquece
  • Empolga às Nove
  • Toco-Xona
  • Marcha Nerd
  • Fogo e Paixão
  • Turbilhão Carioca

Todos os blocos participantes terão sua marca na camiseta, modelo único. “Decidimos por um só modelo para criarmos ainda mais união nesse momento tão delicado”, explica Zonenschein.

O responsável pela ilustração da camiseta é Rodrigo Habib. Carioca, apaixonado pelas paisagens naturais, a boemia e o samba, já é veterano no design para carnaval. 

Para comprar, basta clicar no link, e escolher o bloco que receberá a doação: https://novosite.camisadimona.com.br/carnaval21