A data mais esperada do comércio se aproxima. Atrás apenas do Natal, a Black Friday é a época que mais movimenta o e-commerce brasileiro. Em 2020, as vendas on-line foram de R$ 4,02 bilhões em apenas dois dias de campanha de acordo com uma pesquisa feita pela Ebit|Nielsen. Comparado ao ano anterior, houve um aumento de 25,1%.
Com números tão positivos, não tem como não fazer parte, né?
Mas, para conquistar uma parcela dessas vendas, é preciso se preparar com antecedência para que o sonho não se torne um pesadelo. Todas as etapas para que a estratégia da Black Friday seja um sucesso devem estar bem alinhadas para lidar com o grande volume de busca e compras nessa época.
E se tratando de e-commerce voltado para o nicho de moda como as camisetas personalizadas, é necessário ter atenção em vários detalhes para que os erros sejam evitados.
Para ajudar você a preparar uma super Black Friday do seu E Commerce de camisetas, separamos tudo o que é preciso saber neste artigo.
Confira abaixo!
O mercado brasileiro na Black Friday
A Black Friday começou nos Estados Unidos, na última sexta-feira de novembro, após o feriado de Ações de Graça. É um dia bem esperado do mercado, pois é quando varejistas e lojas online oferecem descontos que podem chegar a 80%.
No Brasil, a primeira edição ocorreu em 2010 e, desde então, é uma época muito aguardada tanto por clientes quanto para os negócios, principalmente os e-commerces.
O sucesso e movimento de mercado na Black Friday é inegável, principalmente quando se olha os números nos últimos 3 anos (2018 a 2020):
- Em 2020, o número de pedidos foi 15,5% superior que o ano de 2019;
- Itens como de linha branca, smartphones e TVs tiveram o tíquete médio mais elevado;
- O tíquete médio cresceu, em 2020, de 8,3%, ficando em R$ 652;
- A quinta-feira (véspera) superou a expectativa do mercado, com mais de 1,18 milhões de pedidos;
- O site Reclame Aqui recebeu 5,6 mil reclamações — a maioria por propaganda enganosa e maquiagem de preço;
E, de acordo com o site oficial da Black Friday no Brasil, os dados sobre os produtos mais procurados nesta época são:
- 36,50% – Celular/Smartphone
- 36,30% – Eletrodomésticos
- 29,30% – Televisores/Vídeo
- 24,10% – Informática/Tablets
- 22,40% – Móveis/Decoração
- 22,20% – Moda/Vestuário
- 21,30% – Eletroportáteis
- 19,20% – Viagens
- 16,80% – Beleza
- 12,60% – Livros/Papelaria
Portanto, se você tem uma loja de camisetas personalizadas, a Black Friday é uma ótima oportunidade de aumentar o seu faturamento. E mais: é uma grande chance de atrair mais clientes e fidelizá-los.
Mas, claro, para isso, você deve estar preparado!
Check-list para preparar o seu E-commerce de camisetas personalizadas para Black Friday
Quando se pensa em Black Friday, se pensa em oportunidade de faturamento e descontos. Apesar disso ser importante, não é apenas nessa parte que você precisa se atentar. Um bom planejamento para a época inclui diversos fatores que vão além como a experiência do cliente, por exemplo.
Fizemos um Check-list para que você aproveite ao máximo essa época e decolar o seu e-commerce de camisetas personalizadas.
1 – Analise os descontos dos concorrentes para Black Friday
Uma forma de começar a analisar os descontos possíveis dessa época para o seu e-commerce de camisetas personalizadas é analisar os descontos da Black Friday de seus concorrentes. Dessa forma, você tem base para oferecer descontos que estão de acordo com com o mercado para aumentar as chances de vendas.
Mas não esqueça de levar em conta o perfil do seu e-commerce e seu orçamento para não sair no prejuízo. Dê descontos reais, mas sem que prejudique o seu negócio.
2 – Planeje a pré-divulgação
Um planejamento de marketing antecipado, com no mínimo 30 dias de antecedência, é muito importante nessa época.
Além de anúncios para alcançar clientes em potencial, aposte em ações para pessoas que já compraram na sua loja de camisetas personalizadas. Afinal, vender para quem já teve contato com o seu e-commerce é mais fácil e mais barato.
Invista em remarketing, analise a sua base de clientes e use o e-mail marketing para manter o seu público informado sobre promoções e diferenciais do seu negócio na Black Friday.
Uma ideia para se destacar nessa época é oferecer brindes personalizados. Por exemplo, você pode dar um desconto bacana e, aqueles que comprarem acima de um valor X, vão receber um mimo exclusivo do seu negócio.
3 – Prepare o estoque
Como é uma época com muita demanda, você precisa preparar o estoque para que tenha os produtos para oferecer.
Para isso, é preciso analisar o perfil do seu público. Quais são as estampas, cores e tamanhos mais vendidos? Baseado nisso, você tem um guia do que é necessário para que não falte na hora de vender.
No seu planejamento de Black Friday, faça uma projeção do quanto você espera vender de cada produto. Veja quais foram as camisetas personalizadas mais vendidas no último ano e, caso já tenha feito uma campanha para essa época, compare os dados.
4 – Crie uma boa experiência na jornada de compra
Uma boa Black Friday vai muito além do desconto. Se a experiência de compra na sua loja de camisetas personalizadas for ruim, todos os esforços podem ir por água abaixo e comprometer compras futuras.
Para isso, garanta que o site nessa época seja capaz de suportar uma grande demanda e que toda a jornada de compra seja agradável. Faça testes de compras no site. Verifique se os produtos disponíveis estão com tamanhos, cores e estampas certas; se todos meios de pagamento e opções de envio estão funcionando.
Outro ponto importante é o prazo de entrega dos produtos. Como há uma grande demanda, o ideal é que seja acrescentado alguns dias a mais para não frustrar o cliente com algum imprevisto. É melhor surpreender com uma entrega adiantada do que criar uma experiência ruim com atrasos.
5 – Prepare o atendimento antes, durante e depois da compra
Invista em um bom atendimento focado nessa época. Mesmo que você faça tudo muito bem planejado, algumas situações podem fugir do controle e o cliente precisar de suporte em algum momento da compra.
Prepare um atendimento personalizado, atencioso. Use esse momento para se aproximar do consumidor e mostrar seu diferencial. Aposte em um suporte ágil e eficaz.
Mesmo que a Black Friday só dure um dia, tenha um suporte reforçado trabalhando uns dias antes e uns dias depois – pelo menos uma semana depois da data. Como o volume de dúvidas, reclamações e trocas podem acontecer, é bom estar preparado.
Não esqueça de investir no pós-venda. Realize pesquisa de satisfação, pois será uma forma de melhorar ainda mais o seu negócio futuramente.
6 – Atente-se ao frete
Mesmo que você ofereça um ótimo desconto, muitos clientes podem abandonar o carrinho se achar que o frete é muito caro. E o pior: podem nunca mais voltar à sua loja por conta dessa experiência frustrante.
Reveja e converse com as transportadoras para avaliar as melhores opções para a época. Muitas vezes é melhor apostar naquelas em que o prazo de entrega é maior, mas o preço do frete é menor.
7 – Seja transparente
Muitas pessoas começaram a confiar na veracidade dos descontos da Black Friday nos últimos anos e, por isso, que as vendas no ecommerce batem recordes a cada ano nessa época.
Porém, nem sempre foi assim…
No começo da Black Friday no Brasil, algumas lojas online não cumpriam com o prometido ou pior: subiam o preço dos produtos na época para aplicar um desconto que parecia ser incrível.
Fazer algo do tipo hoje em dia é sujar a imagem da sua marca. Portanto, seja transparente em toda a sua campanha e ofereça apenas o que é possível para o seu negócio.
Venda camisetas personalizadas sem precisar de estoque
O estoque é um dos pontos que mais gera dor de cabeça para quem trabalha no ramo da moda, principalmente com camisetas personalizadas. Isso porque é preciso oferecer vários tamanhos, estampas e cores de camisetas diferentes.
Lidar com todas as demandas de uma Black Friday e ainda se preocupar com isso pode transformar essa época em um grande pesadelo e estresse desnecessário.
Imagina um cenário ideal: você não precisar lidar com estoque e as camisetas personalizadas ainda serem feitas apenas quando uma compra for realizada.
Com a tecnologia disponível hoje em dia, tudo isso se tornou possível. No Brasil, esse sonho é real e se chama Dropsimples!
O DropSimples é uma solução completa de dropshiping de camisetas personalizadas, que abre novas possibilidades para que as lojas desenvolvam suas estampas e vendam sob demanda, sem se preocuparem com estoque ou logística.
Funciona assim: você integra o seu e-commerce com o Dropsimples, o Dropsimples recebe diretamente todos os pedidos da sua loja; processa, produz e envia diretamente para o seu cliente. Tudo isso sem nenhum custo fixo ou qualquer custo para fazer a integração com a solução, e só pagando após uma venda.
Dessa forma, a sua Black Friday se torna mais simples e você pode focar em outras áreas para alavancar as vendas.
Acesse o site do Dropsimples e conheça mais sobre essa solução que está revolucionando o mundo dos produtos personalizados no Brasil.