Você conhece a história do tie dye? O nome Tie Dye em inglês significa “amarrar e tingir”, que é justamente a forma como é feito. Mas essa é uma técnica milenar de tingimento de roupas que já era feita muito antes de receber esse nome.
Essa técnica foi desenvolvida pelos japoneses entre o século VI e VII, e era conhecida como shibori. Ela era usada pra incorporar cores combinadas aos tecidos e foi muito utilizada tanto pelos asiáticos, quanto pelos africanos e indianos.
Somente nas décadas de 60 e 70, quando começou a aparecer no ocidente, que essa técnica passou a ser conhecida como tie dye. Ela ficou famosa por ter sido fortemente adotada e adaptada pelos hippies e passou a ser muito atrelada à imagem de liberdade,
Durante os festivais Hippies nos Estados unidos era possível ver diversas aplicações em camisetas, calças, acessórios e cangas. Essas referências de misturar cores também serviu de influência para os Clubbers em meados da década de noventa. Clubber, era o termo atribuído às pessoas que frequentavam a vida noturna das danceterias. E as alegria das peças coloridas feitas em tie dye tinha tudo a ver com o lifestyle do movimento.
Desde o movimento hippie, as peças em tie dye nunca mais deixaram de ser vistas dando alegria aos looks que compõem. Recentemente, vimos um forte retorno dessa técnica artesanal de personalização e temos visto ela sendo utilizada para personalizar as mais variadas peças e para as mais variadas idades.
Com pouquíssimos ingredientes, é possível criar estampas únicas que darão um toque divertido aos seus looks. Vamos mostrar pra você um pouquinho mais sobre como funciona esse tipo de personalização e como você pode fazer sua própria camiseta tie dye em casa.
Apesar das camisetas tie dye serem as mais populares, o tingimento pode ser feito em outras peças também, como moletom, máscara, ecobag, avental e etc.
Existem 3 tipos principais de tintas:
- Os corantes diretos – que são os mais usados na preparação do tie dye. Eles são encontrados em diversas cores e são bem acessíveis.
As tintas para tecido – que são as de mais fácil manipulação e diluição.
E os Corantes reativos – que possuem uma maior intensidade de cores, mas seu manuseio é um pouco mais trabalhoso.
O passo a passo também é bem importante! Então vamos lá:
1 – Preparar o tecido:
É importante utilizarmos uma peça limpa, de algodão e de preferência de cor clara pro tingimento se destacar melhor. Essa peça será enrolada e amarrada. A forma como você enrolar e amarrar a peça é que irão determinar como ficará a estampa, então esse é um dos processos mais importantes da personalização.
2 – Tingimento:
Antes de começar o tingimento é preciso diluir a tinta com água. Algumas tintas precisam ferver para diluir, então é importante você conhecer bem o material que está utilizando.
O ideal é que você utilize no mínimo 2 cores de tinta. Mas fique à vontade para experimentar as quantidades e combinações que você quiser.
Com a camisa úmida e com um auxílio de um aplicador, você vai determinar os pontos de tingimento da peça. É importante você demarcar bem a separação das cores para que elas não se misturem.
3 – Finalização / Secagem:
Pra tinta fixar no tecido é preciso deixar a peça repousar. O ideal é você buscar um local ventilado e sem sol pra não correr o risco de manchar a peça. As tintas possuem diferentes tempos de secagem, então é preciso tomar bastante cuidado pra não lavar antes do tempo.
4 – Lavagem:
Quando a tinta já estiver seca, você já pode lavar a peça pra retirar o excesso de tinta. É importante lavar separado das demais peças pra que não corra risco de manchar nada.
Após esses passos, sua peça Tie Dye já está pronta pra ser utilizada! Essa é uma forma divertida de personalizar suas peças e que com certeza vai fazer muito sucesso.
Na quarta-feira, dia 24/06 às 11h, temos um encontro marcado com o André Theodoro (funcionário da Dimona e especialista em Tie Dye) no Instagram da Dimona. Ele vai estar ao vivo com a gente para fazermos uma super personalização Tie Dye então já aproveite para seguir o Instagram da Dimona para não perder nada: @dimona.
Vamos fazer essa personalização juntos? O que você vai precisar:
- Uma camiseta branca de algodão (pode ser uma que você já tenha ou se preferir peça aqui na Dimona),
- 2 cores de tinta acrilex para tecido (potinho pequeno de 37 ml),
- Elástico de dinheiro ou barbante,
- Tubo de detergente vazio ou uma garrafinha q possa servir de aplicador.
No dia, busque fazer em um local q não tenha problema sujar e se puder, cubra a mesa que for usar. O André fará todo o passo a passo com a gente, e caso prefira apenas aprender para depois colocar a mão na massa, essa live é pra você também. Vai ser imperdível!