O fulfillment é um processo que envolve todas as operações de um e-commerce. Esse modelo tem o objetivo de otimizar todas as etapas de uma venda, englobando desde a separação do estoque até a entrega para o cliente final.
Para quem tem um e-commerce, conhecer melhor o que é o fulfillment é fundamental. Isso porque esse processo pode ajudar a diminuir custos e ampliar a competitividade do negócio, seja em relação a preços ou até mesmo na qualidade do atendimento com o seu cliente.
E com consumidores cada vez mais exigentes, conseguir otimizar cada vez mais as etapas e focar, por exemplo, na experiência do consumidor, é um dos pontos que pode melhorar ainda mais sua marca no mercado.
Além do Fulfillment, outro modelo que tem crescido no mundo e chegou ao Brasil é o Print on Demand (impressão sob demanda) que é, basicamente, a personalização de produtos apenas quando a venda é feita. Dessa forma, não é necessário se preocupar com aquelas estampas que não venderam muito e nem com a falta das estampas que venderam bastante, pois tudo só é produzido quando o cliente comprar.
Agora, imagina esses dois modelos de negócio juntos?! É sobre isso que vamos te explicar agora!
Confira abaixo mais sobre o Fulfillment, o Print on Demand e como eles podem ajudar no seu negócio on-line.
O que é o Fulfillment?
O fulfillment é o processo que cuida de todas as etapas de uma venda on-line de modo a garantir a maior satisfação do consumidor e uma boa experiência de compra.
Antigamente, um dos fatores que influenciavam a escolha da compra de um cliente era o preço. Hoje, não é bem assim…
O preço até pode importar bastante ainda, porém deve-se considerar a experiência de comprar como um todo. Por exemplo, o tempo de entrega, o processo de pré-venda, a forma de pagamento, o tipo de embalagem que o consumidor recebe o produto, o atendimento na hora de tirar dúvidas e até o pós-venda.
Fazer uma pessoa comprar pela primeira vez no seu e-commerce pode ser até simples. Mas fidelizá-lo é um processo que demanda muita atenção e conhecimento sobre os hábitos de consumo do seu público.
O que é o Print on Demand e como ele funciona
O Print on Demand trabalha com a lógica em que os produtos só são estampados depois que o cliente realiza a compra. Dessa forma, o empreendedor não precisa gastar dinheiro montando um estoque, ele paga apenas após a venda.
Além disso, um benefício importante nesse modelo é que as marcas não precisam ter uma fábrica para produzir os produtos personalizados sob demanda, basta apenas fazer a integração com empresas que já possuem essa estrutura.
Funciona assim: você integra o seu e-commerce com empresas que disponibilizam essa estrutura, a empresa recebe diretamente todos os pedidos da sua loja; processa, produz e envia diretamente para o seu cliente.
Ou seja, o processo entre o recebimento, fabricação e envio fica por conta da empresa integrada. Assim, é possível focar em outras áreas para expandir ainda mais seu negócio, como a produção de mais estampas ou no marketing, por exemplo.
Essa é a lógica do Dropsimples, o dropshipping de produtos personalizados da Dimona. Para entender melhor sobre essa solução, leia o artigo: Dropshipping em português é Dropsimples! Uma fábrica sob demanda para a sua marca
Conheça todas as etapas que englobam o Print on Demand e o Fulfillment
Estoque
Todo o processo começa no estoque, pois é onde ficarão armazenados os produtos. É muito importante que o estoque seja organizado de forma que não falte o produto que o cliente comprar. Fazer uma venda e não ter o item que o cliente comprou pode gerar uma frustração dele com a marca.
Além disso, armazenar os produtos corretamente diminui as chances de erro, como enviar um produto diferente daquele que o cliente comprou e precisar fazer devoluções ou trocas.
Separação
Assim que o cliente faz a compra do produto no e-commerce, é preciso localizar o produto no estoque e fazer a separação. Quanto mais organizado for o estoque, mais rápido será achar o produto correto.
Personalização
Quando se trata do modelo de Print on Demand, as marcas não precisam se preocupar em fazer uma projeção sobre com qual ilustração vai vender mais ou menos. A personalização será feita de acordo com o que foi vendido no site. Dessa forma, há mais liberdade criativa e liberdade para apostar em quais tipos de arte seu público se identifica mais. Isso tudo sem se preocupar com estoque.
Embalagem
Depois que o produto é separado, começa a parte em que ele é embalado. É preciso embalar adequadamente para que não sofra nenhum dano durante o envio.
Um ponto importante a ser visto é a organização na hora de embalar. Por exemplo, produtos pequenos em embalagens muito grandes podem sofrer algum tipo de dano no transporte por conta da movimentação. Por isso, opte por deixar as embalagens já organizadas e sinalizadas para quais tipos de produtos elas são usadas.
Transporte
Com o produto embalado, é hora de fazer o envio para o cliente. O e-commerce responsável deve enviar a mercadoria para os correios ou transportadora. É importante lembrar que fazer o rastreamento do produto tanto pelo cliente quanto pela loja é essencial.
Pós-venda
Depois do produto entregue, é importante coletar feedbacks para saber a nível de satisfação do cliente, tanto em relação ao produto quanto à entrega. Caso haja alguma reclamação como, por exemplo, uma devolução ou troca, o e-commerce deve ter um serviço de logística reversa eficiente.
O Fulfillment no Brasil e o pioneirismo da Dimona
Hoje em dia, o fulfillment tem se popularizada nos e-commerces brasileiros. Afinal, o mercado precisa estar atento aos novos processos e, principalmente, na questão otimização das etapas.
Mas você sabia que essa lógica do fulfillment e print on demand não é nenhuma novidade para a Dimona? Antes mesmo de sabermos da existência desse termo, a Dimona já trabalhava com essa dinâmica há tempos com os nossos parceiros! E isso já tem quase 10 anos…
Várias marcas que fazem parte do nosso conjunto de parcerias utilizam não só do nosso sistema logístico, mas também de toda a fábrica para fazer a personalização de seus produtos. Seja em eventos grande ou pequenos, produtos licenciados até empresas que incluem produtos personalizados em seu catálogo, nós oferecemos a nossa experiência fabril e logística de forma eficiente para otimizar todos os processos.
Conheça o Print on Demand e o Fulfillment para produtos personalizados
Marcas que trabalham com produtos personalizados possuem um desafio maior em relação às empresas que só trabalham com produtos padronizados.
Por exemplo, você cria diversas estampas para personalizar uma camiseta. Porém, precisa projetar não só a quantidade de cada estampa, mas também os tamanhos e cores que serão mais ou menos vendidos.
E nunca se sabe ao certo se essa projeção, na prática, vai dar certo…
Caso uma determinada estampa, de um determinado tamanho e cor venda muito, talvez você se depare com a falta deste produto no estoque. Então, quando um cliente for comprar, não vai ter e uma venda será perdida.
O contrário também pode acontecer: planejar que uma estampa, tamanho e cor sejam muito vendidos, mas acabar parado no estoque. Quando isso acontece, é mais um trabalho para pensar em como fará a liquidação para não sair no prejuízo.
Agora, imagina se os produtos personalizados que você vende só forem produzidos a partir de uma venda. E mais: sem você se preocupar com o estoque e todas as etapas do processo de venda.
A solução Dropsimples, além de disponibilizar todo o processo de fulfillment, também trabalha com o modelo de Print on Demand – impressão sob demanda.
Além disso, o Dropsimples trabalha com a dinâmica de dropshipping, em que marcas podem integrar sua plataforma de e-commerce com o nosso sistema, nós recebemos os pedidos, fabricamos os produtos e enviamos para para os clientes finais.
O Dropsimples é uma solução completa de impressão sob demanda de produtos personalizados que integra os três modelos mais modernos de vendas on-line: Print on Demand, Fulfillment e Dropshipping. Dessa forma, as marcas têm mais liberdade para criar suas artes e investirem em outras ações para alavancar o negócio.
E mais: a solução Dropsimples não funciona só no Brasil!
A Dimona também tem operação de Print on Demand e fulfillment nos Estados Unidos que está integrada com o sistema brasileiro. Com essa inovação tornou-se possível vender produtos de lojas brasileiras para o mercado americano, porém com a produção sendo feita localmente. Dessa forma, não há necessidade de exportação ou importação de produtos.
E você pode vender para o mercado americano, brasileiro e também outras partes do mundo!
Sim! Sua marca pode ser vendida em vários outros países, pois a nossa operação de Fulfillment está sendo realizada no mercado americano como um HUB para outras partes do mundo.
Com uma estrutura fabril e equipada com tecnologia de última geração, o seu negócio tem à disposição tudo o que você precisa e ainda conta com toda a expertise e qualidade de mais de 50 anos em personalização da Dimona e a possibilidade de tornar a sua marca conhecida internacionalmente.
Acesse o site do Dropsimples para saber mais: https://dropsimples.com.br/