Por Leonardo Zonenschein, Sócio/Direção Comercial e Marketing na Dimona.
O universo de pessoas que sonham em ter uma marca própria de estampas é crescente. Camisetas e acessórios são itens presentes em nosso dia a dia e nos ajudam a contar para o mundo um pouco do nosso estilo, o que pensamos, o que somos ou o que pensamos ser (rs).
Com a explosão das redes sociais, as estampas passaram a ter um potencial de comunicação ainda maior na busca constante das pessoas em dizer mais de si através de imagens e vídeos. É impossível não reparar nas frases, imagens ou artes que despontam em nossos feeds diariamente.
A Dimona, que é uma fábrica de camisetas especializada em criar soluções de personalizações de estampas, foi uma das primeiras empresas no mercado brasileiro a lançar toda a infra de um dropshipping para lojas virtuais no segmento. As primeiras ferramentas da companhia começaram a engatinhar há exatos nove anos e vem sendo aperfeiçoadas ano após ano.
Mas afinal, o que significa esse nome aparentemente complexo?
Pra entender essa modalidade de transação, vamos começar analisando o modelo tradicional de fornecimento do “passado”.
Vamos supor que você tinha uma loja física numa cidade praiana e turística e percebeu que havia muita procura de consumidores por estampas da região. Quais os passos você precisava dar para vender esses produtos?
- Você em primeiro lugar investiria no desenvolvimento de estampas com um designer;
- Buscaria no mercado possíveis fornecedores de camisetas com estampas e faria um comparativo de preços;
- Após definir seu fornecedor, encomendaria a pilotagem de peças com amostras físicas;
- Compraria um lote mínimo de cada estampa com toda a grade de tamanhos;
- Algumas estampas deixariam de ser lançadas, afinal a grana estaria curta e não daria pra se comprometer com tanto estoque e variedade de cara;
- Após algumas semanas seu fornecedor faria a tão esperada entrega da coleção. Opa, hora de vender!
- Após 30 dias chegaria a cobrança do seu fornecedor. Você vendeu 20% do seu estoque mas já precisaria pagar 100% da fatura. Isso já causaria um impacto no seu fluxo de caixa.
- Passadas mais algumas semanas as estampas mais procuradas já estariam com alguns tamanhos esgotados. A maioria dos clientes que entram na sua loja, no entanto, escolhem o mesmo modelo no tamanho que já acabou. Que azar hein! Você compraria mais pra não perder essas vendas, certo?
- O verão acabou, os turistas já não circulam mais e você tem 40% dos produtos comprados na sua prateleira, sendo que vários tipos estão com a grade furada. Oh my god!
- Você conclui que 40% do seu lucro ficou encalhado e talvez outros 20% tenham sido perdidos por falta das mercadorias mais vendidas.
Agora vamos supor que a sua loja é um e-commerce. Você não tem os passantes na rua e precisa oferecer a maior variedade de temas possíveis pra atrair interessados ao seu site e obter rankeamento nos mecanismos de busca. Como resolver essa equação?
Se você compreendeu todas as dificuldades do empreendedor narradas no caso anterior vai perceber rapidamente como o dropshipping pode revolucionar as margens de lucro dos lojistas. A ideia central é permitir que a sua loja esteja diretamente integrada ao seu fornecedor de forma que o seu foco seja tão “somente” criar as estampas e fazer o marketing de sua marca ou produto. Vamos entender essa lógica?
- Você cria a sua loja em uma plataforma virtual;
- Desenvolve estampas para as suas coleções sem se preocupar com limites de criações ou limites de cores nas estampas;
- Em poucos cliques você integra o seu e-commerce com a fábrica do seu fornecedor que possui estrutura para produção on demand e toda a infra logística para entregar o produto direto ao seu cliente final;
- Dessa forma, tudo que você vende é automaticamente direcionado ao seu fornecedor. Você não precisou comprar nenhuma mercadoria upfront e como as camisetas são impressas somente após a transação, além de não ter encalhe de estoque você vende qualquer estampa e tamanho sem risco de ruptura de estoque; Sim, o estoque é infinito pois seu parceiro tem grande capacidade de produção. Vamos vender!
- Você só precisa pagar ao seu fornecedor os itens que foram vendidos, tirando 100% do encalhe da sua conta e otimizando sua lucratividade;
- Você passa a ter mais tempo para investir em suas vendas, marketing e criação de novas estampas. Ao invés de cuidar de toda a cadeia, você passa a ser responsável somente pela parte que você mais sabe fazer;
- O seu custo de frete é reduzido pois seu parceiro tem outras lojas integradas o que traz um ganho de escala para melhores condições de preço para o frete em todo território nacional.
Agora que você compreendeu o quão vantajoso e transformador é o dropshipping, é hora de te apresentar as ferramentas poderosas que fazem da Dimona o maior player desse mercado no Brasil.
CONHEÇA O DROPSIMPLES
O Dropsimples é uma solução completa que permite a automação do fluxo de pedidos de uma loja virtual que se desdobra na fabricação de camisetas conforme a venda, sua devida impressão sob demanda e o despacho direto ao cliente final do lojista.
Dessa forma, em poucos cliques é possível conectar a sua loja virtual a toda infra estrutura da Dimona de fabricação, personalização e logística.
Na prática, funciona assim: vamos supor que você tem uma marca de camisetas com frases engraçadas. Você lança em seu site 3.000 estampas diferentes e disponibiliza criações de frases focadas em diversos nichos de mercado.
No modelo antigo, onde primeiro você estocaria o produto para depois vendê-lo, seria inviável disponibilizar um número tão grande de opções, principalmente considerando que você teria que produzir um lote de tamanhos para todas as 3.000 estampas.
Com o Dropsimples, não se faz necessário imprimir nenhuma das 3.000 estampas antes de haver uma venda efetiva. Somente partir do momento que um cliente compra em sua loja que a ordem de produção desse item será disparada.
Vamos mostrar na prática:
- Você cria uma loja em uma das plataformas já integradas (Vtex, Shopify, NuvemShop, Loja Integrada entre outras).
- Entra no site http://dropsimples.com.br/ e segue o passo a passo de integração de acordo com cada plataforma.
- Ao realizar a integração, todas as vendas feitas em seu site serão capturadas pela tecnologia Dropsimples que colocará a sua demanda na fila de fabricação e impressão.
- A Dimona vai produzir a camiseta dentro de sua infra estrutura fabril própria e imprimir a estampa adquirida pelo seu cliente.
- Após o produto acabado e conferido, a área de logística enviará diretamente para o seu cliente final através das transportadoras também integradas ao sistema.
A Fábrica Dimona
Um dos aspectos que considero fundamental pro sucesso dessa operação é o fato da Dimona ter internalizado todas as etapas da produção de suas camisetas. Desde o corte automatizado até o processo de costura com máquinas ultra modernas. Dessa forma a empresa pode oferecer aos parceiros não só um estoque de produtos acabados, mas também uma grande capacidade de responder a demandas maiores a partir de produções internas cuja capacidade atual são de seis mil camisas por dia. Precisa de mais? Temos outros parceiros loucos pra costurar pra você!
A Estamparia Digital
A estamparia digital é o grande pulo do gato. Máquinas de ponta que permitem a personalização de cada estampa sem a necessidade de revelação de telas e que são capazes de produzir centenas de peças por dia. E isso só faz sentido pois através desse parque tecnológico é viável fazer produções em grande escala mesmo com demandas de estampas totalmente diferentes uma das outras.
A Logística Multi-Integrada
Tudo isso só faz sentido graças as diferentes soluções de transportadoras já conectadas na solução Dropsimples. Milhares de clientes já estão utilizando a plataforma, o que traz um grande poder de negociação frente aos custos de frete. Dessa maneira, mesmo se você não tiver um volume insano de vendas, sua loja terá acesso a preços de frete bem mais competitivos por estar presente nesse pool de lojas integradas.
O custo do frete é um fator de extrema relevância na hora de decisão de compra do consumidor, o que não é uma grande novidade né?
as vantagens dO DROPSIMPLES:
- Você vende sem estoque;
- Conecta sua loja a uma infra estrutura fabril;
– Estampa sob demanda, paga apenas o que vender;
- Pode lançar quantas estampas desejar;
- Faz seus produtos com qualidade HD e tintas biodegradáveis;
– Não tem nenhum custo fixo;
- Utiliza de infra estrutura logística integrada de primeira linha com preços competitivos;
E se você ainda não tem uma loja?
Se você quer começar a vender camisetas, mas ainda não tem seu próprio e-commerce nós oferecemos uma outra solução que permite a criação de lojas virtuais em menos de um minuto. Nesse caso você será uma integração da integração.
Vamos supor que você é um amante de Yoga e quer criar uma loja de estampas falando de bem estar. Ou talvez você seja um empreendedor social e quer ter uma loja para arrecadar fundos pro seu projeto. Ou quem sabe você seja um artista e deseja colocar suas pinturas a venda estampadas em camisetas? É fácil demais (e barato demais!) montar a sua loja. Pra isso você precisa conhecer as soluções dos nossos parceiros da Montink.
A Montink é uma plataforma especializada para você tirar seu projeto do papel de forma rápida e com baixo custo. Eles são parceiros da Dimona desde 2013 e oferecem uma solução excelente pra você empreender do zero.
A grande vantagem é que a Montink já está integrada na Dimona, logo todas as lojas que “sobem”na plataforma tem acesso a todas as facilidades pra tirar uma ideia do papel e ainda contam com toda a infra de fabricação, impressão digital e logística da Dimona.
Se você leu esse artigo até aqui é sinal de que tem grandes chances de você ser dono de uma futura loja integrada através do conceito de dropshipping. Essa nova forma de relação entre lojistas e fábricas é uma realidade consolidada em muitos países e em plena expansão no Brasil. A Dimona tem todo o conjunto de soluções e ferramentas que você precisa e está sempre aprimorando produtos, máquinas, processos e as funcionalidades do próprio sistema.
Empreenda, embarque nesse novo desafio. Não pense que todos esses recursos oferecidos vão possibilitar o seu sucesso sem o seu esforço. Isso é ilusão. Pra dar certo, mesmo com todo o aparato, você vai precisar se dedicar pra fazer o seu negócio crescer. A gente resolveu grande parte dos obstáculos. Agora o resto é com você!
Bora lá! Boa sorte!