No mundo da estamparia, há diversas técnicas para fazer camisetas personalizadas. E a impressão digital em camiseta é uma das mais atuais e que engloba tecnologia, rapidez e qualidade.
Conhecida também como DTG (Direct to Garment), a impressão digital é uma técnica que permite estampar camisetas, exatamente como a arte é vista na imagem, diretamente no tecido.
E, independente de como seja a arte, essa técnica tem capacidade de estampar tanto imagens em traços quanto cromia. Isso tudo é possível por conta de uma impressora a jato de tinta.
Sabe as impressoras de papel, que imprimem qualquer tipo de imagem? É a mesma lógica. Com a impressão digital em camisetas, as estampas são feitas assim, mas ao invés de papel, se usa tecidos.
Abaixo você entende melhor como funciona. Confira!
Diferença entre serigrafia e impressão digital
Na serigrafia, o processo é mais artesanal. A arte é impressa em telas e cada tela contém uma parte com uma cor diferente. Por exemplo, o desenho tem, no total, três cores. Portanto, é preciso ter três tipos de ela, uma para cada cor. Cada tinta é aplicada diretamente no tecido e depois é feita a secagem.
Para essa técnica, as artes em traços são mais usadas, uma vez que são artes em que é possível contar o número de cores, uma vez que não existe variação de cores.
Uma dica para quem opta por usar a técnica de serigrafia é usá-la quando grandes quantidades de camisetas precisam ser estampadas. Isso porque uma mesma tela poderá ser usada em várias peças, o que diminui o custo de produção.
Já na impressão digital, o processo é automatizado. Você programa a arte que seja estampar na camisa em um computador, o computador envia a arte para a impressora e a impressão é feita diretamente na camisa. Assim, a mão de obra para desenvolver esse trabalho acaba sendo mais prática também.
Na impressão digital, como a imagem é impressa diretamente na camisa, é possível estampar artes em traços e também artes em cromia – que são aquelas que possuem números incontáveis de cores e variações de tonalidade.
Por exemplo, uma fotografia é mais indicada para ser estampada nessa técnica, uma vez que tem degradês que são melhor captados pela máquina.
A técnica de impressão digital tem crescido bastante nos últimos anos e, por isso, o custo-benefício tem sido interessante. Além da agilidade na impressão, as cores são mais vivas e duráveis no tecido.
Um outro ponto importante é que as estampas feitas por essa técnica não precisam de grandes quantidades de peças para serem produzidas. É possível estampar apenas uma camisa ou milhares delas, sem que o custo de produção altere muito. Essa dinâmica abre possibilidades para marcas venderem camisas sob demanda, sem a necessidade de se ter estoques.
Você pode conferir mais sobre impressão sob demanda no nosso artigo Dropshipping de Camisetas: a impressão sob demanda está abrindo novos mundo de oportunidades.
Principais diferenças entre Silk Digital e Silk Digital HD
Com o avanço da tecnologia, a impressão digital está cada vez mais se aprimorando. Hoje, é possível encontrar técnicas como a Silk Digital e também a sua versão mais avançada, a Silk Digital HD. Apesar de trabalharem com a mesma lógica da impressão direta na camiseta, com rapidez e qualidade, ambas possuem suas diferenças:
No Silk Digital, a impressão é feita com fixador, base branca e os toners nas cores CMYK. Embora a resolução da imagem seja ótima, algumas cores como vermelho ficam um pouco fora do ideal.
Outro ponto importante é que o fixador deixa um cheiro após a secagem no processo produtivo. Para quem tem uma marca de camisa, esse cheiro é um problema, pois a camisa pode chegar na casa do cliente com o odor do fixador.
Para tentar diminuir essas questões, o Silk Digital HD foi desenvolvido…
Primeiro, é importante destacar que o Silk Digital HD imprime uma estampa 3x mais rápido que uma máquina de grande porte de Silk Digital.
E, além do branco+CMYK, a técnica utiliza duas cores auxiliares que possibilitam a criação de mais de 60 milhões de cores para impressão. O Silk Digital HD também permite a definição exata da tonalidade através do número pantone de cada estampa. O que torna a estampa mais fiel à arte e torna a impressão muito mais poderosa.
Um avanço importante dessa técnica é que usa a nova geração de tintas que são biodegradável, além de todo o processo ser realizado sem água e com emissão zero de dióxido de carbono.
A questão do cheiro do fixador também foi solucionada e o material usado é inodoro.
Conheça o Studio 3D e faça uma camiseta personalizada
Que tal fazer um teste para ver a qualidade da impressão digital de perto?
No Studio 3D da Dimona, você vê a sua criação de frente, de lado, de costas, de cabeça pra baixo… De forma simples, prática, divertida e com toda a liberdade para você fazer a estampa do seu jeito.
Você pode fazer o upload da sua arte ou criá-la do zero.
A gente estampa na mais avançada técnica de estamparia de Silk Digital HD.
Confira o vídeo abaixo sobre o estúdio personalizado e on-line da Dimona:
Faça agora mesmo um teste com a sua arte de signos na sua camiseta: http://camisadimona.com.br/