A sociedade tem consumido e descartado produtos cada vez mais rápido. Se tratando de moda, essa lógica fica mais evidente por conta das mudanças de tendências em curtos espaços de tempo. Esse tipo de cenário abre portas para o fast fashion suprir as necessidades de um mundo que se renova a cada dia.
Por mais que esse modelo de produção solucione um novo hábito de consumo, o impacto ambiental que surge é preocupante e insustentável a médio e longo prazo. Dessa forma, é preciso pensar em outras alternativas de produção.
Abaixo, você confere mais sobre o modelo fast fashion e uma alternativa de produção mais sustentável. Dá uma olhada!
O que é Fast Fashion?
O fast fashion é um estilo de produção e consumo que, traduzindo ao pé da letra, se chama de “moda rápida”. São peças feitas em larga escala e com uma qualidade inferior, pois não são feitas para serem usadas por muito tempo. Elas não duram, porque o foco é ser pontual, suprir alguma tendência de um período de tempo bem curto.
As empresas que trabalham com esse modelo de produção buscam imitar modelos que possuem cortes diferenciados de marcas renomadas, mas com um custo bem mais baixo. Com um produto mais acessível e barato, muitas pessoas que não teriam acesso a certas peças mais caras, acabam comprando esse tipo de produto.
O modelo de produção ainda é pensado para que circule por todo o mundo, sem que existam peças particulares para cada país, por exemplo.Esse também é um ponto que faz as roupas ficarem ainda mais baratas e ainda dá a sensação de exclusividade para os consumidores.
Toda essa distribuição evita que as peças sobrem. Mas, caso fiquem paradas no estoque mesmo depois da liquidação, os produtos são enviados para outras partes do planeta em que uma nova estação esteja próxima a começar. O ciclo dessas roupas duram 6 meses no máximo.
Problemas ambientais da produção Fast Fashion
Primeiro,por ter uma lógica de consumo em que a produção e descarte das peças é muito rápido, a produção de lixo é enorme. Como os produtos possuem baixa qualidade, acaba não sendo possível o reuso. As roupas normalmente são feitas de poliéster, que é um plástico e demora em torno de 200 anos para se decompor.
Um outro problema dessas fibras é que, ao lavar, elas liberam microplásticos que chegam ao oceano e destroem a flora e fauna marinha. Além disso, estes microplásticos acabam voltando para a gente, seja através de alimentos, bebidas ou até mesmo o ar. Eles podem acabar se alojando em nossos órgãos e sangue, levando consequências à saúde.
Existe também a emissão de dióxido de carbono que é gritante na produção dessas peças. Para se ter uma ideia, em média, as roupas produzidas no modelo fast fashion são usadas menos de cinco vezes e geram 400% a mais de emissão de CO2 do que roupas comuns, que são usadas cerca de 50 vezes antes de serem trocadas.
Outro ponto importante é que, por ser produzido em larga escala, incentiva o trabalho escravo, normalmente em países muito pobres da Ásia.
Impressão sob demanda como alternativa ao Fast Fashion
Um mundo novo precisa de novos modelos e serviços que acompanhem as mudanças. E com consumidores cada vez mais exigentes, é preciso entender as novas dinâmicas do mercado. Um dos modelos de negócio que vem crescendo no exterior e está chegando ao Brasil é o Print on Demand. Ou seja, impressão sob demanda.
A impressão sob demanda segue a lógica de que um produto só recebe a personalização depois que uma venda é concluída. Dessa forma, as peças não são feitas em larga escala, com chances de não serem vendidas e, muito menos, com os impactos ambientais gerados a partir de uma lógica fast fashion, por exemplo.
É um modelo que, além de ser mais sustentável, também abre um mundo de possibilidades para que empresas e marcas conquistem mercado, pois oferece um processo mais eficiente e financeiramente mais acessível.
A impressão sob demanda é uma forma de produção que está dentro da solução do Dropsimples, o dropshipping da Dimona.
Conheça do Dropsimples, o Dropshipping da Dimona
O Dropsimples é a solução de dropshipping de camisetas e produtos personalizados que dá a liberdade para empresas, marcas e artistas criarem quantas estampas quiserem, sem se preocupar com produção, estoque e envio.
Você cria as artes, coloca elas em sua loja virtual integrada com a solução. Quando um cliente comprar, nossa fábrica recebe o pedido, transforma a arte em uma estampa de camiseta e envia para consumidor final. Toda a produção é feita sob demanda e você só paga após o consumidor realizar o pagamento.
Além disso, as estampas são feitas no Silk Digital HD, o maquinário de última geração, que usa tintas biodegradáveis, zero emissão de dióxido de carbono e sem usar água no processo. Tudo isso com estampas em alta definição.