Entre diversas técnicas de estamparias, há duas que se destacam bastante: a DTG e a Serigrafia. A serigrafia é a técnica mais antiga, mas que ainda é muito usada. Já a técnica de Direct to Garment (DTG) – ou estamparia digital direta – é a mais nova, fruto da inovação e tecnologia.
Mesmo ambas sendo muito utilizadas nos dias de hoje, cada uma possui suas diferenças, vantagens e desvantagens, que dependem do objetivo de cada um…
Por exemplo, para criar camisas personalizadas com um desenho mais simples, de cores sólidas, o ideal é a serigrafia. Por outro lado, se a arte for um desenho mais complexo, com maior número de cor e tonalidades, o DTG é o mais adequado.
Abaixo você confere tudo sobre cada técnica. Confira!
O que você precisa saber sobre a técnica de Serigrafia
Também chamada de Silk Screen, a serigrafia é uma técnica de estamparia de impressão em que a tinta penetra em uma tela e vaza, por um puxador, em locais determinados para estampar o tecido.
Também chamada de Silk Screen, a serigrafia é uma técnica de estamparia de impressão em que a tinta penetra em uma tela e vaza, por um puxador, em locais determinados para estampar o tecido.
Funciona assim:
A tela utilizada na técnica é previamente preparada com o desenho para estampar. Caso o desenho tenha mais de uma cor, uma tela é preparada para cada uma das cores.
Quando as telas estão prontas, elas vão sendo colocadas nas camisas, de acordo com cada cor. Cada cor é passada em uma tela e, com um puxador, se faz o movimento de espalhar a tinta.Com o movimento e pressão, a tinta vaza pela tela e espalha na superfície do tecido.
Após todo esse processo feito com cada cor de tinta, a camisa personalizada é direcionada para o processo de secagem, feito através de berços térmicos.
Uma dica para quem opta por usar a técnica de serigrafia é usá-la quando grandes quantidades de camisetas precisam ser estampadas. Isso porque uma mesma tela poderá ser usada em várias peças, o que diminui o custo de produção.
Serigrafia automatizada: Conheça o Silk Carrossel
Além da Serigrafia manual, em que as pessoas passam o puxador com a tinta na tela com a mão, há um outro tipo de técnica parecida, mas de forma automatizada.
Conhecido como Silk Carrossel, essa técnica de estamparia é feita por uma máquina que faz todo o processo de passar a tinta pela tela para estampar a camisa.
Por ser feita por uma máquina, essa técnica alcança mais precisão que a manual. Sua utilização é indicada para encomendas de no mínimo 200 peças por estampa e assim como o Silk Screen, é necessária a revelação de telas (uma para cada cor).
Confira mais sobre essa técnica no vídeo abaixo:
O que você precisa saber sobre a técnica de DTG
A técnica de Estamparia Digital Direta – em inglês Direct to Garment (DTG), como o próprio nome sugere, permite que a estampa seja feita diretamente no tecido por meio de uma impressora.
A estampa sai exatamente como a arte é vista na imagem, igual as impressoras de papel, sabe? Mas diretamente a camisa!
Esse tipo de técnica é uma das mais atuais no mercado e engloba tecnologia, rapidez e qualidade.
Funciona assim:
Você seleciona a arte que quer estampar no computador e programa para que ele envie para a impressora com a camisa pronta para ser estampada. Como a imagem sai diretamente na camisa, é possível estampar qualquer tipo de arte, desde traços até uma fotografia, por exemplo.
Esse tipo de técnica é ideal para imagens com incontáveis cores e variações de tonalidade. As cores são mais vivas e duráveis no tecido. Além disso, a agilidade e o custo-benefício são bastante interessantes.
Como é uma técnica que não precisa de um número mínimo para estampar, é possível fazer tanto uma camisa só quanto milhares. E o melhor: as estampas podem ser diferentes! É só programar a ordem e estampas no computador.
Essa dinâmica abre possibilidades para marcas venderem camisas sob demanda, sem a necessidade de se ter estoques.
Você pode conferir mais sobre impressão sob demanda no nosso artigo Dropshipping de Camisetas: a impressão sob demanda está abrindo novos mundo de oportunidades.
Silk Digital e Silk Digital HD: conheça as melhores técnicas em DTG
O Silk Digital e o Silk Digital HD são técnicas de impressão digital revolucionárias no mundo da estamparia.
Na técnica de Silk Digital, a impressão é feita com fixador, base branca e cores CMYK. A resolução é excelente, porém algumas cores específicas, como o vermelho, podem ficar um pouco diferente do que é visto na arte no computador.
Uma outra questão importante nessa técnica é o fixador que acaba deixando um cheiro após a secagem. Apesar do cheiro ser eliminado na primeira lavagem, pode ser um ponto negativo para marcas de camisas, pois as camisas podem chegar com esse cheiro para o cliente.
Para solucionar essas questões, o Silk Digital HD foi criado! Além do branco+CMYK, foram desenvolvidas duas cores auxiliares que possibilitaram a criação de mais de 64 milhões de cores para impressão. As tintas usadas no Silk Digital HD são biodegradáveis, todo o processo é realizado sem água e com emissão zero de CO2.
O Silk Digital HD permite a definição exata da tonalidade através do número pantone de cada estampa. E a questão do cheiro do fixador também foi solucionada, pois o fixador usado nessa técnica é inodoro.
Prós e contras de cada técnica de estamparia
Vantagens da Serigrafia
- caso sejam muitas camisas personalizadas com a mesma arte, possui um ótimo custo-benefício;
- as melhores artes para estampar com esse tipo de técnica são as simples, as que têm traços. Ou seja, artes que é possível contar o número de cores;
- investimento inicial médio;
Desvantagens da Serigrafia
- possui cores, tonalidades e resolução limitadas;
- só é possível estampar um tipo de arte por lote;
- muitas cores em uma estampa faz a técnica sair mais cara.
Vantagens do DTG
- é possível estampar artes com muitas cores e tonalidades;
- tem uma ótima resolução, o que faz a estampa ser mais detalhada;
- ideal para pedidos menores.
Desvantagens do DTG
- limitado para tecidos de algodão;
- quando se tem produção maior de camisas, fica mais caro;
Conheça outros tipos de técnicas de estamparia da Dimona
Serigrafia e DTG são algumas das técnicas utilizadas nesse universo da estamparia. Porém, há diversas outras técnicas que podem ser usadas e até mais coerentes com o seu objetivo.
A Dimona possui várias técnicas de estamparia para atender as mais diferentes demandas de camisetas personalizadas. De acordo com o resultado desejado em sua estampa, oferecemos diferentes soluções.
Conheça mais sobre as diferentes técnicas no artigo Diferenciando as Técnicas de Estamparia da Dimona.