A tecnologia está presente em praticamente todos os setores e atividades. Sejam para construir uma ponte ou tomar um simples cafezinho expresso, as inovações trouxeram inúmeros benefícios para a sociedade. No âmbito das artes e em trabalhos em que a matéria-prima, é a criatividade não foi diferente. Programas gráficos voltados para desenhos e tratamento de imagens se transforam nas principais ferramentas de muitos profissionais.
A união entre arte e tecnologia gerou frutos preciosos como a criação de algumas ocupações. O designer é uma profissão que exemplifica muito bem este novo universo e permitiu especializações como o designer de superfície e de estampa, voltados para o mercado de estamparia têxtil digital.
Apesar da indústria têxtil produzir seus artigos em massa, a procura da arte final das roupas está cada vez mais voltada para a personalização e exclusividade. É nesta realidade que os novos profissionais fazem a diferença, descobrindo tendências e oferendo aos clientes novas opções com cores e estampas bem transadas.
O que faz um Designer de Estampas?
Esse profissional trabalha com a criação de imagens bidimensionais para serem utilizadas nas mais variadas superfícies, embora sua atuação esteja mais ligada à área de moda. Vendo de uma maneira mais rasa, pode-se imaginar que se trata de um desenhista ou ilustrador, mas suas competências precisam estar alinhadas com outros pontos como a textura e o material que a imagem será aplicada.
Por exemplo: se uma empresa quer produzir roupas da moda no atacado, o Designer de Estampas, além de criar a imagem que será replicada em toda a peça, deverá se preocupar em qual tipo de tecido a imagem será aplicada e a técnica empregada no processo para não interferir no colorido. O mesmo ocorre se a imagem for utilizada em uma cerâmica ou outro tipo de objeto. Sua atuação em todas as etapas do projeto garante a qualidade do produto até chegar ao consumidor. São atribuições do Designer de Estampas:
- Saber o material que será aplicada a imagem;
- Conhecer as técnicas utilizadas para transferir a imagem;
- Criar a imagem;
- Definir as cores;
- Aplicar a textura apropriadamente;
- Buscar soluções estéticas para o projeto.
Textura e estampa gráfica
São parecidos, mas possuem algumas diferenças no ambiente gráfico, sendo a principal delas a forma como se apresentam. Na textura não existe nenhum elemento em destaque, quase tudo tem o mesmo tamanho, formato e coloração. Se em uma camiseta lisa você imprimir várias escamas repetidamente uma do lado da outra, a imagem como um todo ficará parecida com essa textura. Ou, se você colocar a foto com foco fechado em uma areia ou grama, a ilustração ficará com a aparente textura de areia ou grama.
Em uma ilustração com um tucano descansando no galho da árvore, por exemplo, você tem figuras totalmente diferentes em uma mesma imagem. Isso é uma estampa, podendo ser criada em diferentes cores ou mesmo sendo monocromática. Estampa, cor, textura são elementos de criação do Designer de Estampas e estão presentes em quadros, camisetas e canecas personalizadas.
O que é preciso para ser um designer de estampas?
Ser criativo é a principal qualidade para qualquer designer, mas outras características mais técnicas são necessárias para se tornar um bom profissional. Uma delas é conhecer todas os recursos de estamparia, no caso de tecidos, por exemplo, entender o trabalho com sublimação, serigrafia, estampa digital em camiseta, entre outras técnicas.
Mesmo existindo uma vasta malha de informações sobre técnicas de estamparia e outras especificidades na internet, é aconselhável fazer um curso para aprender com profissionais mais graduados sobre todas as metodologias que envolve o processo de criação de uma estampa. E como é um mercado muito amplo e com demanda, você poderá aprender e praticar ao mesmo tempo. Confira outros conhecimentos necessários que você pode estudar em um curso:
- Aprender a utilizar programas de imagem e ilustração;
- Conhecimento da palheta de cores;
- Estudar os diferentes tipos de materiais;
- Saber identificar as tendências do mercado.
Estampe sua arte agora
Você já é designer de estampas ou está iniciando na carreira e quer fazer alguns produtos?
Na Dimona, você encontra várias opções de cores e tecidos de qualidade!
No Studio 3D da Dimona, você consegue visualizar o resultado final do seu produto personalizado. Basta escolher o produto, fazer o upload da imagem, visualizar o produto em 3D e conferir se a personalização ficou como você imaginava!
Confira o passo a passo:
- Acesse o Studio 3D clicando aqui;
- Escolha o tipo de camisa que quer personalizar;:
- Selecione o tamanho e cor e clique em PERSONALIZAR;
- Com o Studio aberto, faça o upload da sua imagem e confira como ela ficará no produto.
Caso você precise criar camisetas personalizadas para empresas em grandes quantidades, entre em contato com a nossa Central de Vendas para fazer uma avaliação sobre descontos especiais para o seu pedido de acordo com a quantidade, malhas e técnicas da sua preferência.
ATENÇÃO!
A resolução da sua imagem é crucial para que o resultado da impressão tenha a melhor definição. Confira sempre a qualidade da sua arte e busque arquivos em alta definição, com 300 dpi’s.