O algodão Pima é uma fibra que goza de grande prestígio. Mas, mesmo sendo tão popular, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as peças produzidas com esse tipo de algodão, como a camiseta de algodão Pima.
Se você é uma delas, não se preocupe! Nós, da Dimona, preparamos um conteúdo completo para que você possa conhecer mais sobre o algodão pima, não deixe de conferir!
O que é o algodão Pima?
O algodão Pima é uma planta da espécie Gossypium Barbadense, uma de suas principais características são as fibras longas, responsáveis pela textura suave que o material possui.
Para efeitos de comparação, o algodão upland – tipo mais utilizado pela indústria têxtil – possui fibras de até 32 mm, enquanto o Pima pode chegar até 41 mm.
Diferente de muitos outros tecidos, o cultivo de algodão Pima não utiliza nenhum produto químico, o que garante que ele chegue ao fabricante em sua essência mais pura, e ainda preserva a fauna e a flora locais, evitando possíveis contaminações do solo e da água.
Além disso, a falta de contato com substâncias tóxicas faz com que o algodão Pima não cause alergias. Por conta disso, é uma das principais indicações de tecido para quem tem pele sensível, como recém-nascidos e crianças.
Como o algodão pima é cultivado e processado?
O algodão Pima começou a ser cultivado no Peru há mais de 5 mil anos, na região do Rio Piura. Esse é um dos locais que possui as condições ideais para o cultivo da planta, que requer uma temperatura média anual de 34,2°C.
Para que o algodão Pima se desenvolva corretamente, também é necessário que a região de cultivo tenha um certo nível de umidade, que permite o revestimento de todas as fibras com a cera natural da flor.
Após a colheita manual do algodão Pima, a etapa de processamento começa pela remoção de impurezas, que também envolve a separação da fibra e da semente, e pela classificação.
Assim que o material estiver limpo e devidamente categorizado, inicia-se a cardagem – processo em que a fibra é tratada, pedaços mais curtos são eliminados e ela sofre um alinhamento. Só a partir daí ocorre a fiação, momento em que o algodão se torna fio e, futuramente, tecido.
Qual a vantagem de optar por uma camiseta de algodão Pima?
As camisetas de algodão Pima se tornaram muito populares nos últimos anos, para pessoas de todos os gostos. Porém, esse produto tende a ser mais caro, por conta de seu cultivo delicado. Esse fator faz com que muitas pessoas se perguntem se vale a pena investir nessas peças e quais os diferenciais que elas oferecem ao usuário.
Veja, a seguir, algumas vantagens de ter uma camiseta Pima em seu guarda-roupa:
1 – Resistência
O algodão Pima é conhecido por possuir mais resistência do que outras plantas utilização para a fabricação de tecidos. Um dos principais motivos para isso são as suas fibras finas e longas, que trazem maior durabilidade para a peça.
Por contar com menos emendas em sua composição, rompimentos são evitados, fazendo com que a camiseta de algodão Pima tenha uma longa vida útil.
2 – Maciez
A fibra do algodão Pima é considerada 45% mais fina do que a do algodão tradicional, que vemos com mais frequência no mercado. Por conta desse diferencial, as peças produzidas com essa fibra são macias ao toque, trazendo mais suavidade quando entram em contato com a pele.
3 – Secagem rápida
Outra vantagem da camiseta de algodão Pima é sua secagem rápida, o que acontece não apenas durante a higienização da peça, mas também durante o seu uso, o que proporciona maior conforto térmico.
Encontre sua camiseta de algodão Pima na Dimona!
A Dimona é o lugar ideal para adquirir sua camiseta de algodão Pima e, o melhor, você pode personalizá-la com a estampa que preferir, através da técnica de impressão DTF (Direct to Film).
Tanto a camiseta masculina de algodão Pima, quanto a camiseta de algodão Pima feminina, estão disponíveis em uma ampla cartela de cores, que incluem, branco, preto, cinza, verde e azul marinho.
Acesse nosso site e aproveite todas as vantagens que a camiseta Pima oferece. Personalize suas peças e vista-se com estilo independente da ocasião com a Dimona!