O bordado é uma técnica milenar que se encontra praticamente em todas as culturas do mundo. E, entra ano e sai ano, ele sempre está presente na moda….Embora existam variações, a técnica basicamente tem o mesmo princípio, que é usar uma agulha e uma linha para criar a estampa no tecido.
Desde os bordados manuais até os mais modernos feitos com máquinas, a técnica está em constante evolução: cada época que se passa mais com seus inúmeros pontos e formas de aplicação são renovados.
E não é possível negar: cada um a seu modo o bordado é um reflexo do modo de ser e dos costumes de cada cultura.
Hoje em dia, as peças bordadas são usadas tanto no âmbito pessoal como empresarial. Seja por meio de camisas, toalhas ou bonés, por exemplo, a estamparia por esse técnica é ampla, além de possuir qualidade e durabilidade.
Inclusive, tem se tornado tendência fazê-lo pelo método tradicional, aquele manual, igual ao que as avós faziam. Mas sabia que aqui na Dimona temos essa técnica de estamparia com qualidade e tecnologia?
Abaixo, você confere tudo o que precisa saber sobre a técnica de bordado e como funciona aqui na Dimona.
Origem do bordado: um pouco sobre a história da técnica
É muito provável que o bordado tenha vindo da costura, uma vez que as roupas eram feitas manualmente, com auxílio de linha e agulha. Ao longo dos anos, com a necessidade de decorar peças por conta da cultura, é possível que o bordado tenha nascido como uma forma de expressão.
Há algumas evidências que datam do século V a.C. que, ao longo dos anos, a técnica tenha sido cada vez mais aperfeiçoada. Por exemplo, na época da Europa medieval, a roupa era um símbolo de status social e o bordado esteve presente nas roupas dos aristocratas e da Igreja.
Na Idade Média, o bordado começa a alcançar outras camadas da população e a fazer parte das roupas comuns. Porém, apenas os mais ricos tinham acesso, uma vez que uma roupa bordada era um item caro.
No final do século XIX, com a industrialização, o bordado começa a ser feito com máquinas. Inclusive, no Brasil, surgiram as primeiras fábricas com máquinas de bordado em 1880, no Vale do Itajaí (SC).
Através das máquinas de bordado, um trabalho que era feito manualmente e que levava muito tempo, hoje pode ser feito de forma bem mais rápida e precisa.
Bordado é a tendência de moda em 2021
Seja comprado ou feito à mão pela própria pessoa, o bordado nas roupas ou outras peças voltou com tudo. Ele pode ser visto em jeans, calças, vestidos ou rendas, como também em cortinas, almofadas, toalhas, lençóis…
Com uma elegância voltada para o retrô, o bordado pode ser usado junto com peças mais modernas que dão um ar despojado ao look e ao ambiente. Confira alguns bordados em alta:
Bordados de flores: sinônimo de leveza e elegância, as flores podem ser usadas em qualquer estação e em qualquer tipo de peça.
Bordados com transparência: esse tipo de bordado causa uma ilusão de ótica que dá a impressão de que a roupa tem mais camadas e são ótimas na hora de compor um look com sobreposição de peças.
Jeans com bordados: jeans é uma peça básica que com um bordado acaba ficando ainda mais estilosa. A criatividade para personalizar o jeans é imensa, podendo apostar em desenhos descontraídos.
Bordados em chapéus e bonés: personalizar bonés e chapéus deixa a peça divertida e com personalidade. É possível bordar frases ou até mesmo desenhos.
Como funciona o processo de Bordado na Dimona?
Para preparar a estampa a ser bordada, é necessário, primeiro, transformar a arte em vetor. Para isso, o próprio programa da máquina de bordado faz um rastreio e calcula a quantidade de pontos necessários para formar a imagem.
Um ponto a se atentar é a qualidade da arte. Fotos não servem para a realização do serviço, é importante o envio de uma arte boa e com alta resolução para que o programa consiga ler a imagem corretamente. Ou seja, quanto maior a resolução da arte, melhor o resultado.
O valor do orçamento e o tempo de produção são determinados a partir da quantidade de pontos necessários para fazer a imagem solicitada. E, além disso, também é levado em conta a quantidade de peças.
A Dimona trabalha com condições especiais para pedidos no atacado, então quanto maior for o número de peças, menor será o valor.
Nossa cartela de linhas apresenta uma variedade enorme de opções e é baseada nas cores mais procuradas. Caso o cliente queira utilizar uma cor diferente de nossa cartela, o mesmo pode trazer sua linha, desde que seja apropriada para a realização do serviço (linha 100% poliéster específica para bordar). E caso seja necessária a utilização de pet (tecido) no bordado, o mesmo pode ser trazido pelo cliente à parte.
Outro ponto importante é a determinação do tamanho da estampa na camisa. Recomendamos que nossos clientes experimentem a camisa e com uma régua determinem o ponto e o tamanho ideal para a realização da estampa.
O bordado pode ser feito em tecidos tanto de algodão, quanto poliéster. E aqui é possível estampar Bonés, aventais e camisas. Conheça pessoalmente nossa linha de produtos indo na loja Dimona mais perto de você ou em nosso site.
Faça seu produto personalizado com a técnica de bordado
O bordado nunca sai de moda e é uma ótima escolha quando se pensa em durabilidade e estilo. Na Dimona, você consegue bordar produtos como camisas pólos e bonés. Abaixo, você encontra informações necessárias desses produtos para especificar corretamente os tamanhos para bordar:
- Bordado no peito: máximo 10 cm.
- Bordado no centro: máximo 27 x 20 cm.
- Manga Feminina: Máximo 8 cm.
- Manga Masculina: Máximo 10 cm.
- Boné de aba reta: Máximo 5 x 13 cm.
- Boné de brio: Máximo 5 x 10 cm.
- Letras e artes: mínimo entre 1 e 0,5 cm (Caso menor, existe um grande risco do resultado não ter boa visibilidade).
Agora, só escolher a cor da sua camisa ou boné e a arte da estampa!
Na nossa Central de Vendas, você consegue mais informações sobre a técnica e pode fazer um orçamento para seu objetivo. Entre em contato conosco!